quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Fanpage: um pouco de como atacou o São Paulo de Bauza contra o César Vallejo lá no Peru



Texto publicado no dia 5 de fevereiro na fanpage do blog Padrão Tático

Por: José Victor de Lima Soares
Siga-me no Twitter: @josevitor83

Edgardo Bauza mal tinha sido apresentado no São Paulo e já se iniciavam os rótulos: ''técnico conservador'', ''retranqueiro''... Mas entender o jogo que é bom... NADA!
E o que mais chamou a atenção, mesmo ainda sem 1 mês de trabalho (amanhã completará 1 mês), foi os ATAQUES (ele não era retranqueiro?) posicionais da equipe. Já é possível observar algumas das ideias de Edgardo sendo aplicadas no São Paulo, como, por exemplo, os conceitos de ''tercer hombre'' (terceiro homem) e ''hombre libre'' (homem livre), pouco falados e estudados aqui no Brasil.
Abaixo, você poderá observar uma sequência de 5 imagens de um dos ataques posicionais da equipe: começando lá atrás - Bauza sempre buscará como primeira opção para a saída o passe interior - com a saída lavolpiana (que não foi um padrão, mas que pode se tornar um com mais tempo pra treinar) - o padrão foi Hudson buscar mais se posicionar nas costas da primeira linha de pressão rival, o chamado mediocentro posicional lá na Espanha - e terminando com o passe em profundidade de Ganso, que recebeu totalmente livre após um grande trabalho coletivo e diversos movimentos planejados e executados.






As 2 imagens abaixo do SP mostram a pequena diferença entre os conceitos de "lado forte e lado fraco" e "atrair por dentro e sair por fora". Note que: na primeira imagem, a equipe atrai atráves de apoios o César Vallejo mais pro lado esquerdo e tem como opção Bruno aberto no outro lado, é o conceito de lado forte e lado fraco, na qual o rival ocupa DUAS faixas (no caso, esquerda e central) e deixa vazio o lado oposto; na segunda imagem, o São Paulo combina por dentro com 4 jogadores - inclusive com os extremos Centurión e Michel Bastos -, atrai 8 rivais pra essa (UMA) faixa do campo e dá amplitude profunda com os laterais nas zonas mortas do campo - os dois lados, não só um - para sair por fora com eles. Entendeu a pequena diferença?



Este que escreve fará uma análise completa do São Paulo de Edgardo Bauza no futuro (bem próximo), não só sobre a organização ofensiva, como as transições defensivas e ofensivas, a organização defensiva e as bolas paradas.


9 comentários:

  1. Olá José Victor,gostaria de saber se é possível você fazer uma análise do Metropolitano de Blumenau/SC,desta temporada 2016,o treinador deles Valdir Espinosa,está voltando a ativa depois de muito tempo,e ele tem muitas ideias táticas modernas
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assumo que será difícil... Mas tentarei, amigo. Obrigado pela sugestão e abraço!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. De boa,se não conseguir tá tudo bem

      Excluir
  2. puta de uma nalise, parabéns vai longe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, amigo! Estou estudando pra isso e se Deus quiser tudo vai dar certo. Muito em breve, voltarei com as análises! Abraço!

      Excluir
    2. Muito obrigado, amigo! Estou estudando pra isso e se Deus quiser tudo vai dar certo. Muito em breve, voltarei com as análises! Abraço!

      Excluir
  3. admiro o seu comentário, me inspraste

    ResponderExcluir